sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Tudo Sobre Carboidratos




Os carboidratos  fornecem energia direta para o cérebro, sistema nervoso central e células musculares na forma de glicose (açucar no sangue). Podem ser simples ou compostos.

Simples 

São os açúcares, compostos orgânicos cujas ligações são facilmente quebradas pela digestão. Por serem quebrados rapidamente, são fontes instantâneas de energia.  Podem ser classificados como monossacarídeos ou dissacarídeos.





Monossacarídeos:
Glicose
Galactose
Frutose

Dissacarídeos 
são Compostos por duas Unidades de monossacarídeos, que são:
Maltose = Duas unidades de Glicose
Sucrose = Frutose mais Glicose
Lactose = Galactose mais Glicose


Fontes de carboidratos simples:
Frutas
Leite e seus derivados
Verduras
Doces
Mel
Açúcar de mesa
Melados
Bebidas carbonatadas

Compostos ( Complexos)
Os carboidratos compostos são definidos como polissacarídeos e são encontrados nos amidos e fibras. Os amidos nosso corpo consegue digerir, mas percisam ser quebrados em monossacarídeos antes de serem lançados no sangue. Como são digeridos lentamente, seu corpo demorará mais a sentir fome. Os alimentos integrais são ótimas fontes.

Fontes De carboidratos Compostos:
Aveia
Pães
Cereais
Vegetais feculentos
Legumes
Arroz
Massas
Feijão
Batata
Milho

Como o Corpo usa os Carboidratos:
Após digerir e absorver através da parede do intestino delgado, o corpo usa a glicose de três  maneiras:
1 - Pode queimar a glicose imediatamente, liberando dióxido de carbono, água e energia.
2 - Se a glicose não é necessária na hora, é convertida pelo fígado ou pelos músculos em glicogênio. Glicogênio Muscular produz energia apenas para os músculos. Glicogênio do fígado pode produzir energia para qualquer parte do corpo.
3 - O restante de glicose que sobra após saturar o depósito de glicogênio é convertido em gordura pelo fígado, e estocado como tecido adiposo pelo corpo.


O corpo regula de perto o nível de glicose no sangue. Temos aproximadamente 20g circulando.

Nível alto de glicose no sangue -> Liberação de insulina -> Células musculares e adiposas absorvem glicose -> Diminui o nível de glicose no sangue de volta para o normal. (Acontece após refeições)

Nível baixo de glicose no sangue -> Liberação de glicose -> o fígado quebra o glicogênio e libera glicose no sangue -> Eleva o nível de volta ao normal (Acontece entre as refeições)

Como seus músculos conseguem guardar de 250 a 400g de glicogênio e seu fígado apenas 100g, é bom você ingerir mais carboidratos compostos do que simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário