domingo, 16 de junho de 2013

SONO X TESTOSTERONA


sono_testosterona

Estava lendo os meus e-mails e me deparei com uma anamnese de um novo aluno de consultoria que tinha uma péssima qualidade de sono, chegando a dormir apenas 4 horas por noite. Isto me preocupou, pois poderia vir a prejudicar os resultados desejados. Então eu fui buscar em meu acervo particular que consta de exemplares de revistas e livros que datam desde a década de 60 até os dias atuais alguns artigos sobre a importância do sono e me deparei com algumas pesquisas bastante recentes sobre a correlação dos níveis de testosterona e a quantidade de sono em homens. Busquei fazer um post correlacionando estes artigos, numa pequena revisão de literatura que quero compartilhar com vocês.

SONO X TESTOSTERONA


Cerca de 99% das pessoas acredita que a melhor maneira de aumentar a testosterona é o exercício de alta intensidade. Isso é verdade, mas o exercício é apenas uma parte da equação. Estudos revelam que o sono é mais importante para a produção de testosterona do que se pensava.
Dois estudos recentes correlacionaram os níveis de testosterona com a quantidade de sono em homens. Alguns pesquisadores têm especulado que o uso da Internet ou televisão até tarde da noite têm comprometido os ritmos normais de sono de muitos jovens no mundo. As pessoas estão dormindo menos do que as 8 horas mínimas recomendadas por noite.
Pesquisadores da China recolheram o sangue de 531 homens asiáticos entre as idades de 29 e 70. Os homens também completaram um questionário sobre seus hábitos de sono. Os pesquisadores descobriram que muitos homens acima de 50 anos de idade estavam dormindo menos de 6 horas por noite, em comparação com os homens de 40 anos.
Os pesquisadores descobriram que os homens que dormiam menos, tinham menores taxas de testosterona no sangue. Houve uma correlação direta entre os níveis de sono e a testosterona, o achado foi independente da idade, a gordura corporal total, e a intensidade de exercícios.
Isso dá credibilidade à sugestão de que os homens que dormem menos de seis horas por noite têm níveis mais baixos de testosterona e testosterona livre, em comparação com aqueles que dormem mais de 6 horas.
Um sono adequado à noite é um componente-chave do processo de recuperação após um dia de trabalho. Esse processo de recuperação é o mecanismo para a regeneração total necessária para as capacidades funcionais, cognitivas e físicas.
Neste estudo observou-se que a testosterona total e testosterona biodisponível foram mais elevados em homens que dormiam entre 6 a 8 horas, ou mais. Estes resultados corroboram um estudo anterior que constatou que a duração do sono ideal é de cerca de 8 horas.
Por isso sempre gosto de dormir após meus treinos pelo menos 1 hora e cerca de 8 a 9 horas por noite. Faço uso da melatonina antes de ir para a cama.


BONS TREINOS E BONS GANHOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário